quarta-feira, 10 de março de 2010

solos consagrados


O Festival Visões Urbanas, caminhando para sua quinta edição já dá mostras concretas de seu alcance em termos artisticos e da conquista de novas parcerias e da possibilidade de continuidade pela disposição que esses mesmos parceiros já demonstram para 2011.
Como é de nosso estilo (diretores do festival) parceiros para nós significa o estreitar de laços duradouros combinados em conversas sem pressa em que falamos de arte, da vida e da cidade. Nesse caminho encontramos pessoas que estão lutando para preservar espaços e instituições em que a arte possa acontecer com dignidade.
Um deles, Pde Contieri do Pateo do Collégio, luta para não banalizar um lugar que em sua história colecionou várias rupturas e hoje é referência na cidade tão carente de cuidados com sua história. Conversar com Pde Contieri nas dependências do Páteo é aprender sobre estratégias de defesa daquilo em que se acredita.
É o segundo ano em que vamos colocar a arte naquele solo que já sofreu tantas transformações e em que muitos passam apressados sem lembrar que ali nascia a cidade de São Paulo. Parar ali por uns momentos e olhar de verdade o entorno, nos leva a experimentar outros tempos. Em Roma, ou melhor no imenso páteo que recebe os visitantes no Vaticano, há um local em que se vc se posicionar e olhar o céu o percebe como abóboda, quase uma experiência próxima a um efeito especial. A comparação talvez não proceda, mas o que quero dizer é que permanecer num local que possui uma história significativa proporciona uma experiência extra cotidiana e é isso que o Festival Visões Urbanas convida os passantes a fazê-lo.
Em outras edições e mesmo nas apresentações da Cia Artesãos do Corpo, tenho visto as pessoas se distrairem olhando o que a companhia está fazendo e o entorno. Olham o céu, as coisas que estão acontecendo em volta. Depois nos dizem que ficaram mais descansadas com essa experiência.
E aí temos uma cidade mais humanizada através da arte.
Estamos em contagem regressiva.
Os grupos estão a postos, com passagens marcadas e a equipe do festival Visões Urbanas já está trabalhando para que todos sejam recebidos com conforto, segurança e que gostem de nossa louca cidade.
E você que está lendo ? Como vai colaborar para que esta festa sobreviva?
Vindo para o Páteo do Collegio de 14 à 17 de abril assitir aos grupos que tanto esforços estão fazendo para aqui mostrarem seus trabalhos.
Bom dia à todos.
Mirtes Calheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário