sexta-feira, 12 de março de 2010

A PROGRAMAÇÃO


A programação da 5a edição do festival Visões Urbanas tras para cidade de São Paulo trabalhos criados especialmente para espaços públicos e paisagens urbanas e que serão apresentados no Pateo do Colégio nos períodos da manhã e tarde dos dias 14 a 17 de abril.

Esperamos que mais uma vez a cidade seja questionada, percebida, sentida através dos artistas que lá se apresentarão.

E que se faça a festa.

Uma festa de improviso, em que as pessoas vão passando, ficando, olhando e comentando. Depois seguem seus rumos. Mas levam em seus olhos algo extraordinário.

algo que não está relacionado a violência, ao descaso e muito mesmo ao cinza.

As crianças podem vir. Tem OBJETOS VOADORES (Beau de L'air) que farão com que olhemos para o céu. tem gente guerreira que dança SOBRE RODAS e sobre "falsos pés" PSEUDÓPODOS e acreditem - eles vêm de longe: de Macaé, Rio de Janeiro e de Lisboa, Portugal. Tanto mar.

Tem mais gente vindo de longe. O festival começa com EVO, que vai inverter o tempo e convidar à meditação e à contemplação. Nada melhor em se tratando de um espaço como o Pateo do Collegio.

Ter artistas de Alagoas, o Jorge Schutze, que continua com a sua pesquisa de dança na rua e apresentará DESPACHO. Ver artistas da Bélgica, a turma da Irene K. que trará ao Pateo uma instalação construida com fios para falar de dentro e fora. INSIDE-TIME/OUTSIDE-SPACE.

Mas tem também os paulistanos do Grua que embarcam no espírito da cidade com CORPOS DE PASSAGEM, da batalhadora Silvana Abreu que rasgará o espaço com seu RISCO DE VIDA e a Virtual Cia de Dança com uma instalação audio visual - CORPOUVIDO. E paulistano também sabe dançar tango e os acordes de LA CUMPARSITA e os passos de Margareth Kardosh e Victor Costa preencherão o espaço do Pateo. Teremos ainda os artistas do Uruguai e Espanha através da apresentação do Projecto La Casa com "U" ou uma paisagem a se contemplar; ENTOMO com os bailarinos da EA&AE e POR FAVOR NO MI ENTIDENDAS MAL com a Provisional Danza.

A programação paralela terá a exposição fotográfica VISÕES URBANAS que reune fotos de Fabio Pazzini clicadas a partir dos trabalhos realizados para espaços urbanos da Cia. Artesãos do Corpo. O workshop de DANÇA TEATRO EM PAISAGENS URBANAS com Mirtes Calheiros, aula de tango na Praça Buenos Aires - TANGO NA RUA - com a dupla Victor Costa e Margareth Kardosh, palestra com os coreógrafos Ana Rita Barata (Portugal) e Paulo Azevedo (Macaé-RJ) que falarão de dança inclusiva e para encerrar o festival a I VIDEODANÇA SP no Instituto Goethe SP.

Esperamos que esses momentos sejam intensos e dêem um pouco mais de sentidos às nossas vidas.



Mirtes Calheiros


Detalhes da programação:

programação paralela:

de 08 a 10 de abril das 10h as 12h - Pateo do Collégio
workshop gratuito: Dança-Teatro em Paisagens Urbanas por Mirtes Calheiros

de 14 a 17 de abril - Caixa Cultural SÉ
exposição fotográfica: Visões Urbanas imagens do repertório da Cia Artesãos do Corpo em Paisagens Urbanas, fotos Fabio Pazzini.

dia 15 de abril das 15h às 16:30h - Parque Buenos Aires
workshop gratuito: Tango na Rua por margareth Kardosh e Victor Costa

dia 16 de abril das 15h às 16:30h - Jardim Interno do Pateo do Collegio
palestra gratuita: Dança Inclusiva - Ana Rita Barata e Paulo Azevedo, mediação: Ederson Lopes

dia 17 de abril a partir das 18h - Instituto Goethe em São Paulo
mostra de videodança gratuita: I Videodança SP

espetáculos:
dia 14/04
10h: EVO - B.K. Cie (Alemanha)
11h: "U' - Projecto La Casa (Uruguai)
13h: CORPOUVIDO - Virtual Cia de Dança (São José do Rio Preto-SP)
14h: BEAU DE L'AIR - Objetos Voadores/Ana Gastelois (Belo Horizonte - MG)

Dia 15/04
10h: PSEUDÓPODOS - D.I. Cia de Dança (Macaé-RJ)
10:30h: RISCO DE VIDA - Cia. Silvana Abreu (São Paulo-SP)
13h: LA CUMPARSITA - Margareth Kardosh e Victor Costa (São Paulo - SP)
13:30h: ENTOMO - EA&AE (Espanha)

dia 16/04
10h: DESPACHO - Cia. Ltda (Maceió - AL)
10:30h: POR FAVOR O MI ENTIENDAS MAL (Espanha)
13h: CORPO DE PASSAGEM - Grua (São Paulo - SP)

dia 17/04
10h: INSIDE TIME/OUTSIDE-SPACE - Cie. Irene K (Bélgica)
11h: SOBRE RODAS - Cia Integrada Multidisciplinar CIM (Portugal)

3 comentários:

  1. Olá,meu nome é Jeanice e eu adorei a idéia do Festival. A programação está muito boa e vou ver se consigo assistir alguns espetáculos e palestras. Sou de Santos, então não poderei aproveitar tudo, mas saiba o quanto é importante este tipo de ação. Aproveito para dizer o quanto te admiro, Mirtes, além de ser uma pessoa muito talentosa em seu trabalho também pude perceber o quanto vc é uma pessoa generosa. Parabéns! Gosto muito do trabalho da sua cia., e meu sonho é poder um dia fazer parte de uma cia. como a sua. Um grande abraço! Jean

    ResponderExcluir
  2. Olá Jean
    Obrigada pelas palavras carinhosas.
    Vc sabe como é insistir em ser artista....
    Espero que vc possa assitir às apresentações.
    Abraços
    Mirtes

    ResponderExcluir
  3. Oi Mirtes. Parabéns por mais uma edição do festival! A programação está ótima! Tentarei acompanhar o que for possível! Beijo e sucesso! Kelly (SESC Ipiranga)

    ResponderExcluir