segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia Internacional da dança ?!


Que bom seria se nos dedicassemos a dançar a vida, como sugere Roger Garaudy, assim sem hora marcada, sem regras, sem lugar definido. Assim. Deu vontade a gente dança.
Mas, já que fomos condicionados a pensar que para dançar precisamos aprender (aquilo que nascemos sabendo) então que venha o Dia Internacional da Dança, para lembrarmos que dança se faz a qualquer hora em qualquer lugar e que tem muitas pessoas se dedicando à dança nesse mundo, mais do que se possa imaginar.
Muitos se dedicam a ampliar as possibilidades dessa expressão. Tem gente - e acreditem, muita gente - que dedica horas e horas durante muitos anos de suas vidas a criar e recriar movimentos possibilitando que seu corpos dancem lindamente. Criaram-se escolas de dança, linhas de pensamento e ação, até universidades de dança. Mas dançar, seja lá através de que técnica for, quando libera sua alma é uma coisa só, é uma mesma dança e qualquer pessoa pode ser tocado por ela.
Antes de tudo o homem já dançava. Antes até de falar. Isso todos já sabem.
Mas precisamos reaprender que dançar pode ser feito da várias maneiras e o Festival Visões Urbanas defende a idéia de que podemos dançar nas ruas, num grande congraçamento da dança como arte.
Laban, disse que a maior contribuição de Jean Georges Noverre ( Nascido em 29 de abril de1727) para a dança foi ter colocado seus estudantes na rua , nos mercados e oficinas, para observar os movimentos das pessoas comuns e a partir dai ir em busca de uma movimentação menos afetada (como a da corte francesa) e em consonância com seus contemporâneos. Pronto! Noverre já deixa as bases para Laban desenvolver sua pesquisa de movimentos onde eles acontecem em sua maior intensidade - na vida das ruas!
Nossa proposta para uma grande comemoração para o dia da dança, 29 de Abril, é que tenhamos coragem de dançar a vida, em qualquer lugar e hora.
Propomos que as escolas tirem seus alunos da carteira e sugiram à eles que juntos realizem uma grande dança. Pode ser no páteo, na rua, conquanto que seja livre!

Mirtes

Um comentário:

  1. Todo o dia era dia da dança. Todo dia era dia da dança, mas agora ela só tem um dia o dia 29 de abril...

    Ederson Lopes

    ResponderExcluir