domingo, 11 de abril de 2010

o que aprendemos no workshop?


A última imagem que guardei dos participantes do workshop dança em paisagens urbanas ou venha não fazer nada em 360º, foi melhor do que qualquer exercício proposto: já havia me despedido dos participantes. Comecei a caminhar e resolvi me virar para olhá-los novamente e estavam todos abraçados: abraço coletivo como gostamos de chamar nas experiências artísticas!
Pronto! isso já basta para mim: levamos afetos.
É isso que levaremos para nossas vidas. Mais que passos de dança, regras de teatro, uso do espaço, experimentaçãoes. Sem as pessoas não haverão trocas significativas. Sem disposição para olhar e ouvir o outro não haverá aprendizado e nem sentido.
O resto é lucro. E olha que eles se mostraram bastante dispostos a experimentar a rua que a cada dia se mostrou diferente apesar de estarmos no mesmo lugar.
Não fazer nada...bem isso, já foi outra história. Mas o pouco que experimentamos já foi suficiente para nos acalmar e nos desobrigar de qualquer grande movimento, de qualquer grande feito.
O desafio foi lançado: ficar sem fazer nada pra valer!
Eu não vou esquecer!
Quero agradecer ao Chico, à Renata , à Inaja, à Silvana e à Monica pelo carinho com que receberam minhas provocações sobre o nada e pelos movimentos que criaram a partir dai.
Ao nosso escudeiro Elder e ao meu sempre incansável Ederson idealizador do Festival Visões Urbanas.
Encontro todos no Pateo quarta feira as 10h!
Mirtes

7 comentários:

  1. Só quero dizer que fico muito feliz por ter participado do Festival e que quero muito me manter próxima de vocês. Admiro muito o que vocês realizam e a verdade que está presente em cada uma de suas iniciativas e criações. Um grande beijo
    Luciana Bortoletto e ...AVOA! núcleo artístico

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu
    Obrigada pelas palavras carinhosas. Avoe para cá sempre que puder
    Beijos
    Mirtes

    ResponderExcluir
  3. Acabei de postar sobre o festival no meu blog, iniciativas assim, precisam ser divulgadas.
    "E que seja perdido o único dia em que não se dançou."
    (Nietzche)
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, só agora fiquei sabendo do festival. Um amigo bailarino comentou comigo. Tento acompanhar as notícias da dança mas infelizmente parece que o festival teve pouca divulgação, né?

    ResponderExcluir
  5. Lili e Angélica.
    Vários sites de dança e noticias, jornais, revistas e guias, rádios e tv's divulgaram o V Visões Urbanas. Infelizmente o espaço para a dança nas grandes mídias são vergonhosos, poderíamos juntos fazer essa reclamação aos meios de comunicação em geral, pois a nossa assessoria de imprensa enviou material para todos eles, mas é muito mais "importante" falar sobre o tempo, sobre a violência e sobre o trânsito...
    Ederson Lopes

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns pelo evento. Infelizmente não pude comparecer, mas pelas fotos e posts deu pra sacar que foi maravilhoso. Não só pelo evento, mas também pela proposta. Espero poder vê-los em breve. Um grande abraço, e mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Mirtes,
    agradeço a você ao Ederson e toda a sua equipe aos participantes por está bela troca humana e universal que nos dias atuais não temos oportunidade de parar para observar o quanto perdemos e o quanto podemos ganhar através de trocas simples ...de ser provocados à olhar,caminhar,sentir...
    ser tocada por está vivênica me traz um sentimento único que é "viver", Parabéns! forte abraço a todos.

    ResponderExcluir